Se você está construindo uma empresa, então você precisa de uma ótima equipe e obviamente quer que todos sejam os melhores em suas áreas. Como identificar e atrair essas pessoas? Após contratar, como se beneficiar da eficiência de cada um no menor período de tempo? Quais são alguns dos principais componentes necessários para liderar e treinar uma ótima equipe?
Podemos comparar os esportes com os negócios:
O que é uma equipe? É um grupo de pessoas reunidas para competir com o objetivo de ganhar uma competição!
1. Todos devem estar remando na mesma direção
Para uma equipe de remo, todos estão no mesmo barco, remando na mesma direção, com exceção do timoneiro (responsável por dar o ritmo da remada aos atletas). Essa pessoa é o guia. Ele define a direção e, quando necessário, corrige o curso do barco. Eu vi algumas empresas onde as pessoas agiam como se estivessem em seus próprios barcos, fazendo suas próprias coisas, com ideias separadas, cada um remando para uma direção diferente. Também vi pessoas trabalhando muito duro, mas eles não tinham um plano ou uma ideia de onde estariam indo. Remar de maneira errada pode ser tanto um problema da liderança como pode ser um problema da equipe.
2. O objetivo principal é ganhar
As pessoas da equipe podem desempenhar papéis diferentes, mas todos devem ter o mesmo objetivo. Se todo mundo está fazendo o seu trabalho e se ajudando entre si, a chance de ganhar é claramente alta. Isso vale para autônomos, equipes e empresas. Se você não tem uma direção traçada e não mede o progresso ao longo do caminho, poderá cometer um monte de erros. Você pode perder muito tempo e dinheiro, e no pior dos casos, sua empresa irá a falência.
3. NÃO FAÇA APENAS O QUE DEVE SER FEITO
Se você tem um enorme talento, mas possui uma péssima ética de trabalho, você nunca será um campeão. Podemos ver isso claramente nos esportes e nos negócios. Trabalhar duro requer compromisso, visão e paixão. Trabalhar duro não quer dizer que você não pode se divertir, pelo contrário, muitas vezes este momento se torna muito divertido pois sua equipe está vencendo e realizando grandes feitos.
4. Os companheiros precisam falar a mesma língua
As melhores equipes são colaborativas. O líder define a direção mas depende da equipe para executar. O líder fala com a equipe e a equipe conversa entre si. Muito se tem falado em equipe flexível e a vontade. Na minha experiência isso não funciona muito bem em empresas. Isso não significa que você não possa dar as pessoas a autonomia para realizar algo fora de seu papel, mas deve ficar claro que eles devem realizar o seu papel principal em primeiro lugar. Na verdade, uma vez que as pessoas entendem seus papéis, sua capacidade de colaborar e fazer as tarefas é extremamente melhorada.
5. Definir a cultura
Você deve decidir o mais cedo possível a cultura que deseja ter. Defina papéis e responsabilidades, bem como as habilidades adequadas para cada papel. Em seguida, contrate alguém com esse talento e faça os ajustes. Encontre pessoas que são mais inteligentes que você, especialmente nas mesmas especialidades que a sua.
6. Inspirar paixão
Uma grande parte da liderança é definir uma visão e comunicar o resultado final para que as pessoas possam ver, sentir e provar. Uma estratégia excelente é definir e comunicar claramente as metas para que todos na empresa saibam como estão ganhando e como a empresa está ganhando. Um grande problema em muitas empresas é que as pessoas se sentem isoladas do que está acontecendo. Você deve explicar as pessoas como aquilo que ela faz se relaciona com o resto da empresa. Quanto mais elas tiverem paixão pelo que estão fazendo, mais farão o que for preciso para ganhar.
7. Adotar uma abordagem para gerenciar o jogo
Nos esportes, os membros da equipe são treinados sobre o que fazer. Eles devem se certificar que estão realmente preparados. Grandes treinadores sempre falam em assistir um monte de filmes e estudar a competição. Às vezes, mesmo com todo esse treinamento, pode acontecer incertezas e alguma circunstância diferente no meio do caminho. Esteja preparado para ajustar e adaptar seu plano em tempo real. Bons treinadores e líderes sabem como fazer isso.
Uma grande empresa começa com uma boa equipe. Você precisa atrair os melhores, fazer trabalharem juntos em direção a um mesmo objetivo. Como líder, você precisa inspirá-los e fazê-los entender como sua contribuição se encaixa no quadro geral. Ajuste o necessário e lembre-se de comemorar os marcos com sua equipe ao longo do caminho.
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